Com queima de máscaras, evangélicos fazem ato contra o coronavírus no Maranhão

0

No domingo (31/5), um grupo de evangélicos organizou uma manifestação contra o coronavírus e o uso de máscaras nas cidades de Santa Helena (que está com decreto em vigor de ‘lockdown’ – confinamento obrigatório) e Turilândia, no Maranhão, cidades vizinhas que ficam a cerca de 160 km de distância da capital São Luís.

Uma multidão se aglomerou sem máscaras e desrespeitou as regras de isolamento social. Utilizando um carro de som, um homem convidava pessoas para participação, pedia que tirassem as máscaras e as queimassem. A multidão atravessou as duas cidades, alguns utilizando veículos e maioria em caminhada. O grupo orava, entoava palavras de ordem contra o vírus e, ao final da passeata, fez uma cerimônia de queima de máscara, item de uso obrigatório no Maranhão por decreto.
“Jesus não quer ver ninguém mascarado, Deus não se agrada de medrosos”, disse um dos manifestantes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Helena disse que não houve qualquer participação da prefeitura na manifestação e que nesse fim de semana o município entrou em ‘lockdown’ por meio de decreto. Afirmou que desde o início da pandemia vem seguindo todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, sobretudo no que diz respeito as aglomerações de pessoas. Disse ainda que o jurídico da prefeitura de Santa Helena estuda como proceder em relação aos organizadores do que chamou de “triste evento”.

Em nota, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Santa Helena disse não ter participação e não estar de acordo com a manifestação da forma como foi realizada, pois esta iria contra todas as recomendações dos órgãos competentes de saúde. Ainda na nota, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus diz esperar que as autoridades competentes tomem as devidas providências, e disse não compactuar “com o ato desregrado e desprovido de qualquer senso de responsabilidade humana e cristã”.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão, em boletim divulgado na noite de domingo (31/5), Santa Helena tem 51 casos do novo coronavírus e Turilândia 104 casos. Ambas as cidade registraram uma morte cada por Covid-19.

Fontes: Congresso em Foco e G1

Compartilhe:

Deixe um comentário